Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Quem somos

Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos.

Não temos vinculação com nenhum partido político, mas apoiamos causas que consideramos de interesse geral, como a defesa da democracia e dos direitos humanos (em especial, de grupos discriminados como as mulheres, os negros, indígenas e a população LGBT); a luta contra as desigualdades sociais e regionais; e o combate à corrupção.

Nossa pretensão é contribuir para melhorar a qualidade da representação política no país. Em outras palavras: colocar as melhores técnicas e ferramentas do jornalismo a serviço da mudança. Daí o lema que preencheu por muito tempo o cabeçalho de nossas páginas e até hoje nos inspira, “jornalismo para mudar”.

Vencedor do Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2009, o site experimenta, desde o seu lançamento (em fevereiro de 2004), crescimento constante e acentuado da sua audiência e influência.

Em 2017, segundo o Google Analytics, o Congresso em Foco teve mais de 23,6 milhões de visitas, feitas por 13,5 milhões de usuários únicos. No período, foram visualizadas mais de 41,4 milhões de páginas, o que representou um crescimento de 81% em relação ao ano anterior.

Em novembro de 2009, o Congresso em Foco tornou-se o primeiro veículo da internet a receber o Troféu Tim Lopes do Prêmio Embratel, destinado ao melhor trabalho de jornalismo investigativo produzido por todos os meios de comunicação brasileiros. Recebeu ainda, em 2008, em 2009 e 2014, o Prêmio Vladimir Herzog; e os prêmios iBest (2005)  e Engenho (2008, 2010 e 2013).

site acumula incontáveis “furos” e citações em outros veículos, incluindo desde os principais órgãos de imprensa brasileiros até diversos veículos estrangeiros, nos quais é constantemente citado.

Cobrimos o dia a dia do Parlamento e da política sem virar as costas para o país e o mundo. Daí o espaço aberto para colunistas e contribuintes eventuais, de diferentes perfis, campos de atuação e origem geográfica, sempre assegurando a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões.

Desde novembro de 2011 também publicamos a Revista Congresso em Foco, em versões impressa e digital, com conteúdo exclusivo e destinado a assinantes.

Mantido por empresa privada criada pelo jornalista Sylvio Costa (fundador e principal sócio), o Congresso em Foco tem como principais fontes de receita: publicidade, no site e na revista; eventos; parcerias com outros veículos (sobretudo com o UOL, que nos hospeda desde 2010); a venda de exemplares e de assinaturas da revista; e o Painel do Poder.

 

 

Sylvio Costa – fundador – [email protected]

Mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster, Londres, cidade em que também atuou como produtor free lancer da BBC. Trabalhou como jornalista em veículos como FolhaIstoÉCorreio Braziliense, Zero HoraGazeta Mercantil, entre outros, exercendo as funções de repórter, editor e chefe de reportagem. Também foi professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), oficial de comunicação e mobilização do Sistema ONU, em Brasília, e diretor do Espaço Cultural Brasil Telecom. Criou a agência Oficina da Palavra, da qual se afastou para se dedicar ao Congresso em Foco. Ganhou 12 prêmios de jornalismo. É desde abril de 1998 funcionário concursado do Senado, de onde se encontra atualmente em licença sem vencimentos.

 

Edson Sardinha – editor-executivo –[email protected]
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás em 2000, fez curso de extensão pela Universidade de Navarra, em iniciativa conjunta com o jornal O Estado de S. Paulo. Foi assessor de imprensa do governo de Goiás. Já colaborou com osite Comunique-se. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog, deputado ameaçado por grupos de extermínio por série de textos sobre deputado ameaçado por grupos de extermínio. Está no Congresso em Foco desde a criação do site, em fevereiro de 2004.

 

Fábio Góis – editor – [email protected]

É repórter do Congresso em Foco desde 2007, com intervalos. Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), integrou a equipe do Broadcast Político, serviço online do jornal O Estado de S. Paulo. Antes da cobertura política, trabalhou na editoria cultural do jornal Correio Braziliense, para o qual também colaborou com textos literários para o caderno “Pensar”, e atuou como assessor de imprensa em instituições como o Ministério do Desenvolvimento e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

 

Isabella Macedo – repórter – [email protected]
Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP). Foi Foca do Curso Estado de Jornalismo, curso de extensão do jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Universidade de Navarra, em 2015. É repórter do Congresso em Foco desde maio de 2017.

 

Luisa Marini

Luisa Marini – [email protected]
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB) com passagem pela Università di Siena, na Itália. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e estagiária da Bloomberg e do Correio Braziliense.

 

Rodrigo Zuquim - [email protected]

Cursa jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Colaborou como freelancer para a "Folha de S. Paulo" em abril e maio de 2016. Integrou a equipe do Poder360 de junho de 2016 a agosto de 2018, onde exerceu as funções de estagiário, redator e editor-assistente.

Thallita Essi – [email protected]
Estagiária e Estudante de Jornalismo na UnB

 

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Felipe Aguiar – sócio-gerente – [email protected]

 

Cecília Ribeiro - Gerente de Marketing e Novos Negócios
Publicitária com 19 anos de experiência em planejamento de mídia e atendimento comercial.
[email protected]

 

Carlês Barroso – gerente administrativa e financeira[email protected]

 

TECNOLOGIA

Lúcio Big - [email protected] – gerente de tecnologia e redes sociais e colaborador de conteúdo.

Os colunistas fixos e colaboradores eventuais do site expressam as suas opiniões, que não são necessariamente as do Congresso em Foco. Os comentários publicados por leitores são de exclusiva responsabilidade deles, inclusive para efeitos legais e judiciais.

Se você se julgar ofendido por qualquer conteúdo veiculado pelo Congresso em Foco, ou perceber que ele necessita de retificação, escreva para [email protected].

Congresso em Foco é produzido pela empresa Caracol Web Design Ltda., que é registrada no CNPJ sob o nº 09.124.478/0001-06 e tem sede no SIG, Quadra 1, Lote 385, Ed. Platinum Office, sala 207, Brasília, DF, CEP 70.610-410.