Temer lamenta morte de ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush

O presidente da República, Michel Temer, lamentou na manhã deste sábado (1) a morte do ex-presidente dos Estados Unidos George W.H. Bush, conhecido como Bush pai. O norte-americano morreu nesta madrugada, aos 94 anos. Ele lutava contra um tipo de mal de Parkinson e outros problemas de saúde. Há anos ele se locomovia com ajuda de uma cadeira de rodas.

Temer fez a manifestação pelas redes sociais. Ele está na Argentina onde participa da cúpula do G20. Leia:

Ele faleceu menos de oito meses após a morte da mulher, a ex-primeira dma Barbara Bush. Eles ficaram casados por 73 anos. George W.H. Bush foi o 41º presidente do país, de 1989 a 1993. Passou a ser chamado de Bush pai quando seu filho George W. Bush elegeu-se o 43º presidente dos EUA.

A morte foi anunciada em comunicado emitido por George W. Bush: "Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, após 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu".

George W.H. Bush serviu na 2ª Guerra Mundial, foi congressista, diretor da agência norte-americana de inteligência, a CIA e embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU). Antes de eleger-se presidente, foi vice-presidente de Ronald Reagan, de 1981 a 1989.

Sua gestão como presidente marcou um dos períodos mais turbulentos do país. Ele esteve à frente da Casa Branca nas negociações do fim da Guerra Fria e na primeira guerra do Golfo quando decidiu intervir e mandar tropas norte-americanas invadirem o Iraque.

O republicano não conseguiu reeleger-se e perdeu a disputa para o democrata Bill Clinton, que também lamentou em suas redes sociais a morte do político. Clinton disse ser grato por cada minuto que passou com George H.W. Bush e que considera a amizade entre eles um dos maiores presentes de sua vida.

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também está nas Argentina para reunião do G20 e, no Twitter, disse que via no republicado sua absoluta alegria de viver e orgulho da família.

O antecessor de Trump, o ex-presidente Barack Obama disse que com a morte de George H.W. Bush a América perdeu um patriota e humilde servidor.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!