Senadores aprovam doação de 25 tanques de guerra ao Uruguai

Senadores da Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovaram nesta terça-feira (4) a doação de 25 tanques de guerra ao Exército do Uruguai. A iniciativa é fruto de acordo assinado em 2013 entre os governos do Brasil e do país vizinho e agora segue para votação em plenário.

Como diz sua ementa, o Projeto de Lei da Câmara 91/2018 "autoriza o Poder Executivo a doar 25 (vinte e cinco) Viaturas Blindadas de Combate-Carros de Combate (VBCCC) M41 para a República Oriental do Uruguai" Os "carros de combate" são conhecidas como M41-C Caxias.

Relator da matéria na CRE, Pedro Chaves (PRB-MS) diz acreditar que a doação tornará ainda mais forte as relações bilaterais entre Brasil e Uruguai. O senador lembra que o Exército brasileiro já iniciou o processo de substituição dos M41-C Caxias pelos blindados Leopard, adquiridos junto ao Exército da Alemanha.

"A doação é de viaturas já desativadas, com o próprio comando da força terrestre recomendando que sejam doadas. Hoje os M41-C Caxias destinam-se mais como meio auxiliar de instrução", explicou Pedro Chaves, em registro no site da Agência Senado.

Além da doação dos tanques de guerra, a CRE também aprovou acordo assinado entre os governos do Brasil e da Suécia assegurando troca e proteção mútua de informações classificadas (Projeto de Decreto do Senado 93/2018); acordo de cooperação educacional entre Brasil e Armênia (PDS 94/2018); e a formação de comissões parlamentares de amizade com a Holanda (Projeto de Resolução do Senado 23/2018) e com o Congo (PRS 34/2018). Todas as proposições também seguem para deliberação em plenário.

 

Senado aprova acordos internacionais sobre captura e entrega de presos

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!