Economia definirá futuro político de Bolsonaro, concordam analistas. Veja o vídeo

O tema da #LiveCongressoEmFoco é #Brasil2020, ou melhor, o que pode acontecer com o país no ano que vem, tanto na política quanto na economia. O site reuniu grandes nomes da análise política brasileira para debater o assunto. Vários pontos de vistas, informações exclusivas e dados. Separamos os principais pontos de "embate" e ao menos um consenso: Será o sucesso ou o fracasso da economia que definirá o futuro político de Jair Bolsonaro .

> Congresso em Foco conquista Leão no festival de Cannes

Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco e especialista na cobertura do Congresso Nacional mediou o bate-papo. Helena Chagas trouxe seus mais de 30 anos de experiência jornalística, com passagens em alguns dos principais veículos do país e sua expertise como ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República de 2011 a 2014. Melillo Dinis do Nascimento veio para enriquecer o debate com toda sua trajetória como analista político, comentarista de alguns dos maiores veículos de comunicação do país, e sua experiência de atuação como advogado e Codiretor Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

> Veja a live na íntegra clicando aqui.

Economia

Sylvio Costa iniciou a análise econômica trazendo uma informação de bastidores bombástica: "Paulo Guedes não desistiu de fazer o imposto sobre transições financeiras", alertou o fundador do Congresso em Foco.

A jornalista Helena Chagas concordou e afirmou que o ministro da Economia do governo Bolsonaro só não soltou ainda toda a reforma administrativa porque o presidente pediu para segurar. "Guedes tem uma reforma administrativa pronta, mas Bolsonaro está segurando o freio com medo de protestos como os dos Chile", afirmou Helena Chagas.

Melillo Dinis trouxe uma informação de bastidor e disse que Guedes se prepara para concorrer como candidato em breve."Paulo Guedes quer se tornar um político com votos. A equipe do Paulo Guedes já sabe disso!", disse o cientista político.

O jornalista Sylvio trouxe para o debate os números do último relatório Focus, que mostra que o crescimento do PIB está abaixo do esperado. "O relatório Focus mais recente diz que o PIB do Brasil em 2020 crescerá 2,2%. Falava-se de 3 % em 2019, mas estamos acabando o ano com as expectativas de 1 %", relembrou.

Diante de todo o cenário econômico em que o ministro da Economia ficou conhecido como sendo um dos pilares do governo e do outro lado, o Legislativo tem se destacado pelo papel de moderador da democracia, Helena trouxe ressalvas, afinal, o presidente é Bolsonaro. "O Congresso Nacional e o Paulo Guedes estão com muitos poderes, mas eles não podem governar. Quem governa é Jair Bolsonaro", alertou.

Democracia

Diante de um país dividido como tem sido o Brasil, pequenos sinais precisam ser lidos com bastante atenção. Para Sylvio, o presidente Jair Bolsonaro já deixou claro sua declinação ao autoritarismo. Sylvio vai além, e diz que o presidente da república tem tendências fascistas. "Infelizmente o presidente Jair Bolsonaro possui vários dos pré-requisitos para ser visto como um fascista", disse Sylvio Costa.

Ao contrário dos outros dois participantes, Sylvio não acha que o ministro Sergio Moro enfrentará Bolsonaro nas urnas em 2022. "Moro não confrontará Bolsonaro. E Bolsonaro formará seu partido e elegerá muitos prefeitos em 2020", previu Sylvio Costa.

Helena discorda e afirmou que o ex-juiz será sim candidato para desbancar o presidente. "Sergio Moro está jogando para sair como candidato da direita em 2022, não como vice de Bolsonaro", disse.

Falando em eleições, Sylvio trouxe mais uma informação de bastidores, essa referente às eleições de 2020 em São Paulo. "Deputada Tabata Amaral quer sair como candidata a prefeitura de São Paulo em 2020", disse.

Lula x Bolsonaro

Dinis acredita que Jair Bolsonaro, assim como Lula, não tem projeto de país. "Nem o bolsonarismo, nem o lulismo têm um projeto para o país. Nenhum deles sabe o que fazer", diz Melillo Dinis.

Helena discorda, para ela o PT tem sim um projeto de país, mas pecou ao se deixar envolver em corrupção. "O governo PT tirou 34 milhões de pessoas da miséria, mas errou e pagou seu preço perdendo a eleição", disse.

Painel Poder

"A última pesquisa do Painel do Poder, do Congresso em Foco, mostrou que líderes acreditam em uma piora, sobretudo, nas áreas de meio ambiente e direitos humanos em 2020", informou Sylvio Costa.

Sylvio Costa, jornalista com mestrado em Comunicações pela Universidade de Westminster (Londres), trabalhou em várias redações de Brasília, como Folha, IstoÉ e Correio Braziliense. Também atuou como professor, consultor e produtor cultural. É jornalista concursado do Senado, do qual se encontra licenciado sem vencimentos para se dedicar exclusivamente ao Congresso em Foco, site que criou em 12 de fevereiro de 2004.

Helena Chagas, jornalista formada pela UnB há mais de trinta anos. Trabalhou como repórter, colunista, chefe de redação e diretora da Sucursal Brasília de O Globo. Trabalhou também em outros veículos, como o Estado de S. Paulo, SBT e Jornal de Brasília. Foi diretora de Jornalismo da EBC TV Brasil e ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República de 2011 a 2014. Nos últimos anos, vem fazendo consultoria e assessoria de comunicação para empresas e entidades como a FIESP (2014 a 2017).

Melillo Dinis do Nascimento é analista político de várias entidades, grupos de interesse e do Portal Inteligência Política. É advogado em Brasília-DF, professor desde 1990 e pesquisador especialista em Direito Público. Diretor desde 2012 do IBDCAP – Instituto Brasileiro de Direito e Controle da Administração Pública, em Brasília-DF, publica em alguns blogs (Poder360 e CONJUR), além de participar de debates pelas mídias (“Direto ao Ponto”, da Rádio Transamérica, “Notícia em Trinta”, da Rede Aparecida de Rádio, CBN, Radio France International-RFI, EBC e TV Justiça). Graduado em Relações Internacionais (UnB) e em Direito (UnB), Doutor em Ciências Sociais e Jurídicas (UMSA) e Pós-Doutor (UnLaM). Tem várias publicações. É Codiretor Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

> Veja a live na íntegra clicando aqui.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!