Menção a “Ursal” por Daciolo em debate gera explosão de memes nas redes

O deputado Cabo Daciolo, candidato do Patriota à Presidência da República, roubou a cena no primeiro debate entre presidenciáveis na TV aberta em 2018, realizado pela TV Bandeirantes no final da noite de ontem (quinta, 10). Bombeiro e cristão, Daciolo tirou do marasmo um programa que, a medir pela interação dos internautas em redes como Twitter e Facebook, pecou pelo formato e não gerou grandes discussões entre os debatedores, mesmo em face do momento de grave crise política e econômica.

Com discurso religioso e a todo momento falando "em glória e honra de nosso senhor Jesus Cristo", o candidato surpreendeu Ciro Gomes, o candidato do PDT, e disparou, para espanto do interlocutor –  e interrogações de todos:

"Ciro, o senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O senhor pode falar aqui para a população brasileira sobre o 'Plano Ursal'. O que o senhor tem a dizer sobre a 'União das Repúblicas Socialistas Latinoamericanas? Tem algo a dizer para a nação brasileira?", quis saber Daciolo, em menção à "União das Repúblicas Socialistas da América Latina", uma entidade fictícia que teria ligação com o Foro de São Paulo – esta, sim, uma conferência de organizações de esquerda criada em 1990 a partir de um seminário internacional do PT.

(parênteses para lembrar que a menção ao "Ursal" remete ao vídeo, publicado mais cedo pelo Congresso em Foco, em que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) se reúne em oração com correligionários, como forma de se preparar para "enfrentar o covil dos ursos" – referência um tanto dramática ao debate da Band)

A resposta de Ciro, que visivelmente segurava o riso (vídeo e imagem abaixo), foi quase tão hilariante. "Meu estimado Cabo, eu tive muito prazer de conhecê-lo hoje e, pelo visto, o amigo também não me conhece. Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo e acho de que está respondido", abreviou o ex-ministro da Integração Nacional (2003-2006) no primeiro governo Lula, cuja expressão de espanto despertou risadas tímidas e palmas na plateia.

 

O momento em que Ciro reage à surreal intervenção de Daciolo
Reprodução / YouTube
 

Tanto a pergunta de Daciolo, até o debate desconhecido do grande público nacional, quanto a reação de Ciro, que não está entre os fundadores do Foro, colocaram fogo nas redes. Memes, gifs (vídeos curtos e em repetição) e um mundo de piadas e trocadilhos passaram a inundar de bom humor o fim da noite de ontem (quinta, 9), com o espírito zombeteiro do povo brazuca adentrando a madrugada pós-debate.

 

Veja a fala de Daciolo, a reação de Ciro e, mais abaixo, alguns posts que tiraram o Twitter do sério:

 

Agora, memes e gifs...

(mas antes, na imagem imediatamente abaixo, uma amostra de fake news em tempos de eleições na era digital. A imagem foi extraída de um site sobre a agremiação fictícia de nações)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Debate dos presidenciáveis na Band: Lula esquecido e Moro ministro

Mais sobre a corrida presidencial

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!