Wilson Lima é o novo governador do Amazonas pelo PSC

Representante do PSC, Wilson Lima foi eleito governador do Amazonas com 58% dos votos válidos neste domingo (28). Por volta das 20h ele tem 96% das urnas apuradas, e vence Amazonino Mendes (PDT), atual governador, com 17 pontos de vantagem (o adversário obteve 41%). Lima venceu Mendes no primeiro turno por uma margem pequena de votos, 34,09% a 32,40%.

O jornalista de 42 anos se filiou ao PSC em março deste ano, quando anunciou a pré-candidatura. Ele afirmou que disputaria a eleição como resposta ao alto número de votos brancos e nulos, se apresentando como opção aos políticos em atividade. Lima nunca havia disputado nenhum cargo público até então e era conhecido da população amazonense devido ao comando de um telejornal de grande audiência.

Já Amazonino Mendes, figura tradicional da política amazonense, chegou ao governo do estado por meio de uma eleição suplementar em 2016, quando o então governador José Melo (PROS) foi cassado por denúncias de compras de votos nas eleições de 2014. Amazonino também foi prefeito de Manaus entre 1983 e 1986 e governador de Amazonas de 1987 a 1990.

 

<< Acompanhe em tempo real a apuração das eleições 2018

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!