PSB consegue liminar para que o TRE conte como válidos os votos em Capiberibe

O Partido Social Brasileiro (PSB) conseguiu hoje (7) uma liminar para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)do Amapá conte como válidos os votos do candidato ao governo do partido João Capiberibe (PSB). Capiberibe disputará o segundo turno contra Waldez (PDT). Capiberibe teve 30% dos votos, e Waldez, 33%.

Na última sexta-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão que indeferiu as candidaturas do PT no estado, por falta de prestação de contas. Como o vice de Capiberibe, Marcos Roberto, é do PT, os votos da chapa estão sendo computados como nulos. Em agosto, o TRE-AP indeferiu todas as candidaturas do PT no estado e exigiu que Capiberibe trocasse de vice para se manter na corrida eleitoral.

A decisão do ministro Og Fernandes do TSE é para que seja feita a contagem dos votos de Capiberibe e da candidata ao Senado Janete Capiberibe (PSB) e que o tribunal aclame o resultado. Os votos do candidato do PSB estão sendo computados como nulos na apuração.

“Defiro liminar para determinar ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) que proceda à contagem dos votos dados aos candidatos ao Governo estadual, João Alberto Rodrigues Capiberibe, e ao Senado Federal, Janete Maira Goés Capiberibe, bem como sua contabilização como ‘válidos’, devendo ser observados também todos os consectários legais desse reconhecimento”, escreveu o ministro na decisão.

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta (5), Capi aparecia liderando a disputa, com 33% de intenção de votos.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!