Bússola Eleitoral ajuda eleitor a escolher candidato a deputado

A escolha dos candidatos para o Legislativo nem sempre é uma tarefa fácil. Uma nova plataforma digital incorporada nesta quinta-feira (4) ao Congresso em Foco ajuda o eleitor a identificar quais candidatos combinam mais com seus valores e pensamentos. A Bússola Eleitoral dá um norte a quem busca o caminho para o voto consciente. Após responder a um questionário, o eleitor visualiza um mapa com os candidatos a deputado federal, estadual e distrital que mais têm a ver com suas ideias.

Acesse a Bússola Eleitoral e faça seu teste já

O teste contém 36 perguntas divididas em blocos com 12 questões, nos quais eleitores e candidatos se posicionam declarando se concordam ou não com a frase colocada e a importância dada a ela. Até o momento, cerca de 3 mil candidatos à Câmara dos Deputados, às assembleias estaduais e à Câmara Legislativa aderiram à iniciativa e responderam o questionário. A plataforma é atualizada à medida em que são inseridos dados de novos postulantes (candidatos podem pedir para se cadastrar em [email protected]).

Saiba tudo sobre os parlamentares candidatos e outras coisas mais

O idealizador da plataforma, o cientista político Luiz Kimaid, explica que o objetivo não é dar apenas um “match” e indicar qual candidato o cidadão deve votar, mas sim organizar as informações eleitorais para que o eleitor veja de forma simples e didática quais valores as candidaturas representam.

“Como cientista político, me incomoda muito no Brasil a gente não compreender a importância da Câmara dos Deputados e das assembleias legislativas”, disse Luiz, que enxergou nas eleições proporcionais um nicho para atuar e aproximar os cidadãos das eleições.

Proximidade

A Bússola também não busca indicar ideologias e não sugere se as candidaturas são de direita ou esquerda. A única coisa que o eleitor enxerga é a sua proximidade com as candidaturas. “Dependendo das respostas, você pode levantar candidaturas de partidos de esquerda, centro e direita que mais se aproxima dos seus valores”, explica Luiz.

A plataforma foi desenvolvida pela equipe da Bússola em parceria com o Ibope Inteligência, CLP, ITS Rio, Politize e Voto Consciente.

Todos os partidos e candidaturas foram convidados a participar da iniciativa, respondendo um questionário que mapeia seus valores e prioridades. Na plataforma, só estão disponíveis as candidaturas que aceitaram participar do projeto e responder as perguntas. Para isso, a equipe da Bússola entra em contato diariamente com os candidatos, convidando-os a aderirem ao projeto.

Qualquer eleitor pode explorar o mapa e visualizar todas as candidaturas inscritas. Não há limite para visualização e nem qualquer direcionamento de critério ideológico. O eleitor pode navegar pelas candidaturas que mais se aproximam com suas opiniões e valores e também saber mais sobre aquelas das quais discorda.

O idealizador do projeto diz que a iniciativa não deve morrer depois das eleições. “A gente já está estudando como fazer no pós-eleição, para aproximar os eleitores dos deputados e melhorar a participação das pessoas na nossa democracia”, disse Luiz.

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!