Ibope e Datafolha indicam segundo turno entre Doria e Skaf em São Paulo

As pesquisas Datafolha e Ibope deste sábado (7), véspera da eleição, apontam resultados semelhantes na disputa ao governo de São Paulo. Os candidatos João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) devem levar a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes para o segundo turno.

Na pesquisa do Datafolha, considerando apenas os votos válidos - excluindo os que responderam que votariam em branco ou anulariam o voto -, Doria lidera com 33% contra 26% de Skaf. O atual governador Marcio França (PSB) tem 20%.

Já na realizada pelo Ibope, o tucano e o emedebista empatam tecnicamente. Doria aparece com 32% e Skaf, 30%. França tem 18% dos votos válidos na pesquisa.

Na pesquisa do Datafolha, a diferença entre Skaf e França é a menor registrada pelo instituto, de seis pontos percentuais nos votos válidos. Skaf tem 26% e França, 20%.

Concorrem ao governo de São Paulo Luiz Marinho (PT), que tem 8% ambas as pesquisas, Major Costa e Silva (DC) com 4% nos dois levantamentos, Professora Lisete (Psol) com 3% no Datafolha e 2% no Ibope, Rogerio Chequer (Novo), que tem 2% no Datafolha e 1% no Ibope, e Rodrigo Tavares (PRTB), com 2% no Datafolha e 1% no Ibope.

Marcelo Cândido (PDT), Prof. Cláudio Fernando (PMN), Toninho Ferreira (PSTU) e Lilian Miranda (PCO) também estão na disputa, e registraram 1% no Ibope. Apenas o candidato do PMN não pontuou neste levantamento.

Rejeição

Além do empate técnico entre o tucano e o emedebista, a pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e a TV Globo, aponta que Doria é o candidato mais rejeitado, com 31% dos entrevistados afirmando que não votaria nele de jeito nenhum.

O segundo mais rejeitado é Luiz Marinho (PT), que tem 10% das intenções de voto de acordo com a pesquisa. A rejeição dele é de 23%.

Skaf é rejeitado por 17%, enquanto a rejeição de França é de 9%.

O Ibope entrevistou 2002 pessoas entre 4 e 6 de outubro. O Datafolha fez o levantamento com 4506 pessoas entre 5 e 6 de outubro. A margem de erro de ambas as pesquisas é de dois pontos para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo SP-08795/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04524/2018. A Datafolha está sob o registro SP-04272/2018 no TSE.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!