Helder Barbalho é o novo governador do Pará pelo MDB

O candidato Helder Barbalho (MDB) já pode se considerar eleito governador do Pará com 92% das urnas apuradas por volta das 19h neste domingo (28). Ele chegou a 55% dos votos válidos e seu adversário, Márcio Miranda (DEM), tem 44% dos votos. Atualmente, o estado é governado por Simão Jatene (PSDB), que termina seu segundo mandato no fim deste ano.

Ex-ministro da Integração Nacional de Michel Temer (MDB) e ex-ministro da Pesca e Aquicultura no governo de Dilma Rouseff, Helder teve 47,7% dos voto no primeiro turno e chegou perto de se eleger já no dia 7 de outubro.

O clã Barbalho, que volta ao governo do estado após 25 anos, era um tradicional aliado do PT. Contudo, nas eleições desse ano, Helder ensaiou um apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), que disputa a presidência da república com Fernando Haddad (PT).

Durante a campanha ao governo do Pará, ele posou ao lado de cabos eleitorais do militar como Sargento Silvano (PSD), candidato derrotado à Assembleia Legislativa do estado. Helder se filiou ao PT em 2014, durante o governo Dilma, e passou para o MDB em 2016, já na gestão Temer.

 

<< Acompanhe em tempo real a apuração das eleições 2018

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!