Eleições já terminaram em 18 países

Para brasileiros residentes em 18 países, as eleições terminaram na manhã deste domingo (7). No Brasil, os primeiros eleitores começaram a votar hoje às 8h. As urnas já foram fechadas na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Singapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Índia, Tailândia, Nepal, Omã e Emirados Árabes.

Os primeiros brasileiros começaram a votar ontem (6) na Nova Zelândia.  O resultado desses países, no entanto, só começará a ser divulgado quando todas as urnas no Brasil fecharem, às 19h de Brasília (17h no Acre).

Os brasileiros que residem no exterior só podem votar no presidente da República e para participar das eleições, basta apresentar um documento brasileiro oficial com foto.

Os últimos brasileiros a votar estão em São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Vancouver, no Canadá. Eles poderão votar até às 17h no horário local, 21h no horário de Brasília.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 500.727 eleitores brasileiros residentes no exterior estão aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países. A maior parte desses eleitores vive nos Estados Unidos, são 160.005 brasileiros. No Japão, o número de eleitores é de 60.708, e em Portugal, de 39.118. Somados, os três países contêm a maior quantidade de eleitores brasileiros no exterior.

O local de votação pode ser consultado por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro e o segundo turnos de votação no exterior são realizados nas mesmas datas da eleição no Brasil, das 8h às 17h, de acordo com o horário local.

O eleitor residente fora do país que não votar e nem justificar ausência fica sujeito à proibição de solicitar qualquer documento junto à sua repartição diplomática, além das outras penalidades estipuladas para aqueles que não votam no território nacional.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!